UPF FIRMA PARCERIA COM MUNICÍPIOS PARA DIAGNÓSTICOS DE COVID-19

28/07/2020

A nova realidade trazida pela pandemia do coronavírus também apresentou a necessidade de agilizar novas parcerias e trabalhos conjuntos. Foi com esse objetivo que a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) firmou convênio com 12 municípios da região Norte do Rio Grande do Sul para a realização do diagnóstico da Covid-19. A parceria segue o processo já estabelecido com o município de Passo Fundo que vem sendo desenvolvido desde o mês de abril. A formalização desse trabalho conjunto foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 15 de julho, por meio de um encontro on-line. Integram o convênio os municípios de Camargo, Casca, Coxilha, David Canabarro, Gentil, Marau, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, Vanini, Nova Alvorada e Vila Maria, além de Erechim.


A cooperação estabelece que as prefeituras realizarão a coleta das amostras em seus municípios que serão analisadas para otimização dos resultados do diagnóstico e farão o transporte para o seu deslocamento até o laboratório localizado no módulo 2 do UPF Parque, onde são realizadas as análises. Os testes são RT-PCR (Real Time Polimeraze Chain Reactions) para detecção do Coronavírus – Covid-19. Em contrapartida, a UPF produzirá os relatórios conclusivos referentes aos testes e fornecerá o treinamento para as equipes técnicas dos municípios. Ao todo, devem ser realizados mais de 1200 exames.

Observatório Regional de Saúde Além do convênio para diagnósticos, o encontro também teve uma breve apresentação sobre uma outra parceira que está sendo articulada: o Observatório Regional de Saúde. A demanda surgiu a partir dos prefeitos da Ampla, com o objetivo de buscar informações mais atualizados para o enfrentamento da pandemia. Segundo o coordenador, professor Dr. Julcemar Zilli, a iniciativa, em parceria com a empresa Cittá, auxilia no acompanhamento da evolução dos 11 indicadores das bandeiras, conforme o modelo do governo do Estado. “Diariamente a gente consegue informar os gestores como estão cada um dos indicadores e a evolução da doença, para que eles consigam definir as melhores estratégias e ações para enfrentamento da doença”, explicou.

Fonte: UPF
Imagem: Reprodução

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Locutor

Programação

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

01.

Brilha Som

O Sol não regressa

02.

Banda KM

Cachaça na Bota

03.

Rafaella Tauffer

Só Deixa

04.

Matheus Fernandes, Dilsinho

Baby Me Atende

05.

R3HAB, INNA, Sash

Rock My Body

Anunciantes