CAMPANHA MÁSCARA ROXA POSSIBILITA DENÚNCIA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
28/07/2020
A campanha Máscara Roxa, lançada na manhã desta quarta-feira (10) pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, possibilita que mulheres vítimas de violência doméstica denunciem casos de agressões em farmácias que tiverem o selo “Farmácia Amiga das Mulheres” no Rio Grande do Sul.
A iniciativa estará em operação durante o período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.
Ao chegar na farmácia, a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. Na sequência, o profissional vai informar que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar.
Cabe ao atendente passar as informações para Polícia Civil, que tomará as medidas necessárias.
Segundo o Ministério Público, os trabalhadores das farmácias receberam capacitação online e estão preparados para realizar o procedimento, garantindo a segurança da vítima.
“Os estabelecimentos foram pensados exatamente por serem de fácil acesso e não suscitarem desconfiança dos agressores, além de sempre ficarem abertos, mesmo nos períodos mais rígidos de isolamento”, explica a promotora de Justiça Carla Souto.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do estado, no mês de abril, durante o período de isolamento devido à pandemia, o número de casos de feminicídio no Rio Grande do Sul aumentou em 66,7%, em relação ao mesmo mês do ano passado.
Fonte: G1